Educação

Abertas as inscrições para o seminário internacional ConheCER

O evento de educação empreendedora acontecerá dias 28 e 29 de outubro com atividades presenciais e online

O seminário internacional ConheCER, importante evento de educação empreendedora, acontecerá em Porto Alegre, nos dias 28 e 29 de outubro, voltado a educadores, gestores escolares, pesquisadores, gestores públicos, estudiosos e demais profissionais ligados ao ecossistema da educação. As atividades presenciais serão realizadas no espaço Fecomércio de eventos (Rua Fecomércio, s/n, bairro Anchieta). Em formato híbrido, o evento é gratuito e a programação contará ainda com oficinas e palestras com convidados nacionais e internacionais com vagas limitadas para o evento presencial e para as oficinas. A agenda online não tem limite de vagas. As inscrições podem ser feitas aqui.

A gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Márcia Ferran, afirma que o ConheCER é um seminário internacional itinerante realizado com o objetivo de provocar reflexões e propor mudanças por meio da educação empreendedora como um instrumento transformador. Num cenário de constantes transformações, o educador precisa acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as novas formas de aprendizagem e de produção de conhecimento.

O seminário abordará seis temáticas principais – tendências na educação, movimento maker, experiências empreendedoras na educação, importância da educação para a sociedade, habilidades para o futuro e políticas públicas.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Andrew Penaluna, ex-presidente do Enterprise Educators UK e descrito pelo governo do Reino Unido como o primeiro professor de empreendedorismo criativo do mundo, e Saras Sarasvathy, professora da Universidade de Virginia (EUA) e idealizadora do modelo de empreendedorismo conhecido como Effectuation. Uma das premissas do Effectuation é que a pessoa à frente de um negócio pode ser bem-sucedida fazendo apenas o que sabe e usando o seu networking.

No evento presencial, haverá também espaços conceito, como uma sala de aula invertida e uma sala de aula conceito, além dos espaços CER (Centro Sebrae de Referência em Educação) e Sebrae, promotores do seminário.