Prêmio Sebrae de Jornalismo divulga vencedores em Goiás

Head de Marketing do iFood Mercado, Mairá Mendonça, e o empresário Maxwell Coelho (CEO do Grupo GMX) apresentaram suas experiências. Dirigentes João Carlos Gouveia, Marcelo Lessa e Antônio Carlos de Souza Lima destacaram a missão de apoiar os pequenos negócios

Jornalistas de diferentes mídias de todo o Estado acompanharam nesta quarta-feira (27) a entrega da premiação da etapa estadual da 8ª. edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O evento virtual aconteceu em transmissão pelo canal do YouTube. Confira aqui no link.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, abriu o encontro citando Pedro Álvares Cabral. “De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chão e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho (sic) vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente”. Pedro Álvares, nosso empreendedor mor, quando chega em terras brasileiras. Quero agradecer a presença de todos”, comentou.

O evento contou também com a presença de Mairá Mendonça, formada em publicidade e propaganda pela Universidade Federal de Goiás (UFG), MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualmente e Head de Marketing do Ifood Mercado. “É uma honra participar da premiação, ainda mais por conta do papel social que o Sebrae desempenha”, destacou. Mairá apresentou um panorama de construção, comunicação e manutenção de uma marca, por meio da inclusão, educação e sustentabilidade.

Max Coelho, empreendedor e CEO do Grupo GMX, cliente Sebrae em Aparecida de Goiânia (GO), está finalizando processo de lançamento da startup Oferta Play. Ele apresentou um panorama sobre o marketing digital para os pequenos negócios. “Dados mostram que 91% dos usuários de internet no Brasil já fizeram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. Assim, constatamos a importância do empreendedorismo digital. Pois produto que não é visto, não é lembrado”, comentou Maxwell Coelho.

O Diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, destacou o apoio da instituição para as pequenas empresas. “Observamos o tanto que os profissionais do jornalismo e comunicação têm de semelhança com os empreendedores. Isso é muito importante para seguir no mercado. Principalmente com essa pandemia, precisamos ter o pensamento positivo e inovador. Por isso, o marketing digital foi explorado pelos empreendedores”, ressaltou. 

Premiação

O edital do prêmio estabeleceu quatro categorias: texto, vídeo, áudio e foto. O Sebrae Nacional irá premiar mais duas categorias: de jornalista revelação – que é o /a profissional de até 25 anos e uma matéria considerada a melhor pela comissão julgadora nacional.  Quem vence na categoria estadual passa a concorrer na categoria regional, que, por sua vez, não terá premiação. Os vencedores nas etapas regionais passam a concorrer na etapa nacional.

A premiação do Sebrae Nacional está prevista para acontecer em janeiro de 2022, e os prêmios serão o troféu, o certificado, 01 notebook e 01 aparelho celular de última geração. Os prêmios em Goiás são: o troféu, o certificado, 01 celular e 01 kit youtuber para o/a vencedor/a em três (03) categorias, que tiveram trabalhos inscritos e classificados, sendo: texto, áudio e vídeo.

Vencedores em Goiás

As finalistas do prêmio, na categoria Texto, foram: “Número de MEIs em Goiás cresce na pandemia” – Jornal O Popular, da Jornalista Carla Silva. “Mais etapas para empreender” – Jornal O Popular, da Jornalista Katherine Abreu. “Lucro após impacto da pandemia” – Jornal O Popular, da Jornalista Lúcia Monteiro. A vencedora é Katherine Abreu, com a matéria “Mais etapas para empreender”.

Na categoria áudio, os finalistas foram: “PODCAST FACTUAL #2” – LOJA VIRTUAL 44 – Revista Factual, de autoria do Jornalista Vinicius Rocha. “Encadeamento produtivo fortalece pequenos negócios no enfrentamento à pandemia” - Rádio Vera Cruz FM, de Goianésia, do  Jornalista Lucas Moraes e PODCAST FACTUAL #1 – PEDE PELO ZAP – Revista Factual, também do  Jornalista Vinicius Rocha. Lucas Moraes, da Rádio Vera Cruz FM de Goianésia venceu com a reportagem sobre encadeamento produtivo para pequenos negócios.

Na categoria de vídeo, os finalistas foram: “O Homem Fruta” – TV Anhanguera, da Repórter Giovana Dourado com a equipe - Vantuir Oliveira e Marco Aurélio Caixeta. “Empreendedores alcançam bons resultados ao seguirem dicas de mercado” – TV Anhanguera, do produtor Filipe Cruz, repórter Adriano Reges e cinegrafista Juan Moynier. E, “Com pouco investimento, empreendedoras saem da crise” - TV Anhanguera, também do produtor Filipe Cruz e repórter Camila Faraco. Os vencedores foram o produtor Filipe Cruz, repórter Adriano Reges e cinegrafista Juan Moynier.

“Em tempos tão difíceis, o reconhecimento do trabalho da imprensa é muito gratificante. Abordamos este ano por diversas vezes a importância dos empresários de micro e pequenas empresas para a economia local e vimos de perto os desafios crescentes que eles precisam superar para gerar emprego e renda. Muitos leitores, a partir das orientações do Sebrae e das histórias que ilustraram as reportagens conseguiram ter ideias para seus negócios e para superar as dificuldades. Por tudo isso, o sentimento de ter uma reportagem premiada é de muita felicidade e de dever cumprido”, avaliou a jornalista Katherine Alexandria, vencedora na categoria texto.

O Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, encerrou o evento agradecendo a presença de todos e parabenizando os vencedores. “Estamos satisfeitos em chegar à finalização da 8ª edição do prêmio estadual. Eu, junto com toda a Diretoria, acreditei e apoiei este edital e o trabalho dos Jornalistas goianos. Parabenizamos todos os participantes e os vencedores. Parabenizo toda equipe do Sebrae Nacional e de Goiás pelo evento. Enaltecemos os nossos palestrantes e também empreendedores que expuseram seus trabalhos no evento”, finalizou.

 

Serviço

Evento:

8ª. Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Goiás

Vencedores

Categoria texto: “Mais etapas para empreender”, publicada no Jornal O Popular, da Jornalista Katherine Abreu Alexandria.

Categoria áudio: “Encadeamento produtivo fortalece pequenos negócios no enfrentamento à pandemia”, Rádio Vera Cruz FM de Goianésia, do Jornalista Lucas Moraes.

Categoria vídeo: “Empreendedores alcançam bons resultados ao seguirem dicas mercado, Tevê Anhanguera, com produção de Filipe Cruz, reportagem de Adriano Reges e cinegrafia de Juan Moynier.