Convergência

Sebrae/CE prossegue na mobilização de lideranças para gerar desenvolvimento nas cidades cearenses

O evento, que começou ontem e segue nesta terça-feira, busca contribuir para a descoberta de novas perspectivas e insigths junto às lideranças municipais

Reunindo lideranças de diversos municípios cearenses, o Sebrae /CE realizou nesta segunda-feira (06), em sua sede, o encontro “Líderes em Movimento”, com o objetivo de conectar líderes institucionais, públicos, empresários de micro e pequenas empresas, tomadores de decisões na esfera pública, que possuem poder de influência e são protagonistas de causas em favor de mudanças e transformações positivas na sociedade para que, juntos, eles possam avançar no crescimento de suas cidades, inclusive no que se refere à melhoria do ambiente de negócios

A abertura do evento contou com a presença do diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, da presidente da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comercio e Serviço do Estado do Ceará (FEMICRO), Dalvani Mota, do diretor de relações institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento e do secretário de Finanças da Prefeitura do Eusébio, Alexandre Cialdini.

Eduardo Diogo destacou a importância das lideranças como protagonistas do desenvolvimento de suas cidades e regiões. De acordo com ele, encontros como os de hoje são fundamentais no processo de formação destas lideranças. “A política de formação de líderes ela é algo permanente e eventos como este são uma oportunidade de obter conhecimentos relevantes. Estejam abertos a receber este conhecimento e depois façam a avaliação daquilo que pode ser melhor aproveitado, adaptando à realidade de cada um de vocês e de cada região”.

Após a fala do diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, a Coordenadora do Pólo de Liderança do Sebrae no Paraná, Rosangela Angonese, falou, por videoconferência, sobre o programa que tem como objetivo preparar as pessoas para exercerem a liderança, ajudar na construção de relacionamentos e melhoria do ambiente de negócios das regiões.

Dando sequência a programação, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, falou sobre a estratégia de atuação da instituição no Ceará e sobre a importância das lideranças municipais na efetivação destas ações. “Somente este ano, cerca de 80 mil empresas com CNPJ receberam alguma ação do Sebrae e nós também atendemos outras cerca de 80 mil pessoas interessadas em abrir uma empresa”.

Alci também falou sobre o papel estratégico dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico dos municípios e de como as lideranças podem ser agentes fundamentais no processo de fortalecimento deste segmento.   “Os pequenos negócios são os responsáveis pela maioria dos empregos nos municípios cearense e foram eles, que durante a pandemia, foram responsáveis pelo saldo de empregos formais no Estado. É fundamental que os municípios tenham um olhar mais atento para este público”.

Projeto LIDER

Como parte da programação, os representantes das turmas do projeto LIDER- Liderança para o desenvolvimento regional”, das regiões do Cariri, Norte, Vale do Jaguaribe, Ibiapaba e Sertões de Cratéus e Inhamuns, apresentaram os resultados das ações de sensibilização, mobilização e capacitação desenvolvidas pelo Sebrae/CE nestes territórios. Ao todo, cerca de 192 lideranças do poder público, empresariado e terceiro setor destas cinco regiões participaram ou estão participando das ações do projeto LIDER Ceará.

Criatividade

Encerrando as atividades do dia, o fundador da @escoladecriatividade e conhecido ativista da inovação e da Revolução Humana, Jean Siegel, fez uma palestra com o tema “Liderança e Criatividade”.

Encontro

Nesta terça-feira, 07/12, na sequência da programação, o Sebrae/CE realiza o III Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e secretários de Desenvolvimento do Estado. Na oportunidade, serão apresentados casos de sucesso de Agentes de Desenvolvimento de diversas regiões do Ceará.

Em seguida, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza vai mostrar os bons resultados do Programa Fortaleza Capacita, parceria Sebrae Ceará e Prefeitura da Capital. Encerrando a programação, o palestrante Allan Costa, vai falar sobre “Empreendedorismo e Inovação”.

SERVIÇO:

III Encontro estadual de Agentes de Desenvolvimento e secretários de Desenvolvimento do Estado

 Dia 07 de dezembro

Horário: das 8h30min às 12h30min

Local: Auditório do Sebrae Ceará- Avenida Monsenhor Tabosa, 777