Encontro

Shark Tank Camila Farani destaca a força do digital durante a Feira do Empreendedor 2021

De acordo com a especialista, é preciso investir na multicanalidade, usufruindo das estratégias digitais somadas ao atendimento e eficiência presencial

A investidora-anjo, empreendedora, consultora de negócios e jurada do Shark Tank Brasil, Camila Farani, abriu o ciclo de painéis, na tarde do último dia da Feira do Empreendedor 2021. Com a palestra “Você é ponto com ou ponto fora?”, Camila aprofundou sobre a importância do digital para o crescimento das empresas. “A pandemia encurtou a transformação digital em cinco ou dez anos, o processo foi catapultado. Hoje, para crescer, você precisa estar nas redes sociais”, sinalizou. A investidora-anjo, empreendedora, consultora de negócios e jurada do Shark Tank Brasil, Camila Farani, abriu o ciclo de painéis, na tarde do último dia da Feira do Empreendedor 2021. Com a palestra “Você é ponto com ou ponto fora?”, Camila aprofundou sobre a importância do digital para o crescimento das empresas. “A pandemia encurtou a transformação digital em cinco ou dez anos, o processo foi catapultado. Hoje, para crescer, você precisa estar nas redes sociais”, sinalizou.

A empreendedora relembrou que em 2019, antes da pandemia, o Brasil já passava por um processo de digitalização dos negócios, com alguns empresários migrando para o marketing digital. “Quando a pandemia estourou, quem já fazia investimentos nesse sentido, viu seus resultados crescerem muito. Pesquisas apontam que as receitas das empresas que vendiam online cresceram pelo menos 20%, mesmo com a crise mundial”, declarou. Camila destacou ainda o crescimento do e-commerce, que bateu recordes de crescimento em 2020, atingindo um total de R$ 53,4 bilhões em receita. 

Com todo o boom do digital, Farani pondera que é preciso trabalhar a multicanalidade, usando as ferramentas digitais, sem esquecer de oferecer uma boa experiência presencialmente. “O digital veio para ficar, mas não vai acabar com o físico”, diz. Segundo a especialista, é possível unir os benefícios dos dois canais de venda – presencial e online -, construindo processos de compra junto ao cliente. “Use as redes sociais ao seu favor, conte histórias sobre seu produto, preocupe-se com a entrega efetiva. Um canal pode complementar o outro”, observa.

Conveniência, comodidade e eficiênciaSegundo Camila Farani, para vender é preciso saber o que o cliente busca. Ela apresentou números que mostram sobre os anseios dos consumidores brasileiros. “Você, sua tia e todos os seus amigos passam grande parte do dia no celular. Oito em cada dez pessoas pesquisam no Google antes de fazer uma compra. Então eu te pergunto: como está seu produto/serviço nessa plataforma? Como suas redes sociais apresentam a sua solução? Você gera interesse online?”, provocou. 

Farani incentivou os participantes da Feira a não pensarem apenas em vendas quando forem gerar conteúdo para as redes sociais. “Seja consultivo, provocativo, conheça seu público”, indicou. Ela diz que é possível alcançar conveniência, comodidade e eficiência tornando o próprio cliente parte do processo. “Anúncios, enquetes, posts patrocinados, vídeos, fotos bonitas, tudo isso são formas de gerar interesse. Não deixem de investir no digital”, reforçou.